COMPORTAMENTO ALIMENTAR


Ansiedade



Mas afinal Ansiedade Engorda ?

Ansiedade é um estado do organismo que envolve um conjunto de sentimentos: insegurança, medo, impotência, preocupação intensa, angustia, além dos sintomas fisiológicos: as mãos ficam mais frias, falta de ar, sensação de sufocamento, neste caso a pessoa necessita emitir certos comportamentos para aliviar o que esta incomodando no caso a ansiedade. Este sentimento é como qualquer outro, alegria, tristeza, e não engordam.


O maior problema é como eu me comporto quando estou ansiosa.


Ex: quando estou ansiosa eu fumo um cigarro para me acalmar, ou no caso da pessoa com obesidade, eu como para me acalmar...


Muitas vezes as pessoas com problemas de obesidade, acabam automaticamente relacionando a ansiedade (sentimento desagradável) ao comportamento de comer. Isto acontece devido a falta de repertórios que a pessoa tem, para discriminar e perceber o que esta fazendo naquele momento para lidar com a ansiedade.
O incomodo causado pelo “sentimento” de frustração melhora com o comportamento de comer (sensação de alivio), mesmo sem ter fome. E se não tratado poderá desenvolver a Compulssão Alimentar agravando o quadro de obesidade.
Neste caso, procure sempre a ajuda de um psicólogo....

Psicóloga Ivanimeire Grossi
CRP 65559
 _____________________________________________________

12 Passos para melhorar a “Ansiedade” alimentar

  1. Esteja determinada. Não é fácil criar hábitos alimentares regulares. Exigirá muita força de vontade e disciplina de sua parte. Esteja disposta. Com o trabalho de Reeducação Alimentar você aprenderá através da conscientização entender a importância dos alimentos saudáveis e o comportamento alimentar adequado.

  1. Anote tudo o que você come no “Diário Alimentar”, isto ajudará a trabalhar com a percepção relacionada à quantidade e a qualidade dos alimentos que esta ingerindo no dia a dia. Desta forma você terá uma boa noção do que esta comendo.

  1. Respeite os horários com intervalos de 3 em 3 horas, seguindo rigorosamente o horário de cada refeição. Agindo assim você diminuirá aquela famosa “fome de leão” e irá conseguir comer a quantidade adequada, sem se sentir empanturrada por comer a mais. Deste modo irá melhorar o metabolismo conseguindo emagrecer.

  1. Saciedade ou Estômago pesado: seguindo os horários e a quantidade exata, você vai aprender a “escutar a saciedade” e a desenvolver o autocontrole sobre aquela vontade de comer mais um pouquinho, ou seja, a “fome psicológica”.

  1. Jamais pule refeições. A pessoa que pula refeições cria hábitos irregulares, deixa o metabolismo mais lento, ingere quantidades exageradas de alimentos, acumula mais gordura, e acaba por engordar.

  1. Controle a Ansiedade Alimentar: Se caso surgir a vontade de comer fora dos horários, busque alguma outra alternativa (sucos, gelatinas,iogurte, etc.) ou alguma atividade que desvie seus pensamentos dos alimentos, tais como: caminhar, ler, assistir filme, qualquer coisa que o distraia. Você precisa aprender a desenvolver a percepção e a distinguir a “fome fisiológica” da “fome psicológica”. Com este treino reduzirá a ansiedade com o passar dos dias.

  1. Coma com calma: Antes de cada refeição procure “tranqüilidade”. O ato de comer é um ato sagrado para o nosso corpo, por isso, selecione os alimentos mais saudáveis. Precisamos de tempo para aprender a saborear os alimentos que comemos.

  1. Preste a máxima atenção ao ato de comer. Não coma enquanto lê ou assiste televisão, desta forma acabamos comendo mais do que deveríamos.

  1. Mastigue os alimentos, várias vezes. Mastigue bem os alimentos dando uma pausa de mais ou menos 1 min, descansando os talheres entre uma garfada e outra. Este exercício ajuda a controlar a ansiedade e a voracidade em comer rápido a comida. Porém é eficiente porque existem dois mecanismos que promovem a saciedade. Um é automático, atua rapidamente, com o preenchimento do estômago (comer rápido, engolir a comida sem mastigá-la, faz com que coma bem mais do que o necessário). O outro, è mais lento, depende da troca de neurotransmissores no cérebro. Comendo e mastigando bem devagar, dá tempo para que esses neurotransmissores consiga enviar mensagem ao cérebro dando a sensação de saciedade pelo tempo da refeição (mais de 20min) e não pela quantidade do que se come.

  1.  Jamais faça compras em supermercados de estômago vazio, para não encher o carrinho com guloseimas. Comece sempre pela parte das hortaliças, escolhendo alimentos saudáveis que são importantes para seu organismo.

  1. Não guarde alimentos tentadores (doces, chocolate, salgadinhos, bolachas) em sua casa. Tenha sempre à mão opções saudáveis, na sua cozinha (fruteiras, legumes e verduras na geladeira, etc)

  1.  Não vá a festas de estômago vazio: Comendo algo mais nutritivo em casa, fica mais fácil você resistir à tentação de comer alguma coisa que não deveria. Este comportamento elimina o sentimento de culpa e fracasso por comer algo errado. Aprenda a ter “olhos saudáveis”. Dentre de todas as opções saborosas que estiver a sua frente, escolha o que é mais adequado. Este hábito será muito importante no pós-operatório, devido a pouca quantidade de comida que se come. Com este comportamento a pessoa evita desencadear um processo depressivo. Lembre-se: “comemos para viver” e “não vivemos comendo”.

“não esqueça de praticar atividade física,  estudos científicos comprovam que a pratica de exercícios ajuda a melhorar e controlar tanto a ansiedade como a depressão”.
Boa Sorte !!!
Psicóloga Ivanimeire Grossi - CRP 065559