PÓS OPERATÓRIO

EM BUSCA DE UMA NOVA VIDA....

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a nova estimativa de sobrepeso e obesidade no mundo é de aproximadamente 1,7 bilhões de pessoas. No Brasil observa-se que nos últimos 20 anos, em todas as faixas etárias, houve um aumento significativo da prevalência da obesidade. Estudos prospectivos mostram que, em 2025, o Brasil será o quinto país do mundo a apresentar problemas de obesidade.

A obesidade é uma doença crônica. Não tem cura, porém tem controle. E as unicas formas que ajudam a controlar a obesidade é a alimentação saudável e atividade física, para a vida toda. Não existe milagre. 

Fazer a redução de estômago não quer dizer que o problema acabou !!!  Todo o processo de adaptação ao novo comportamento alimentar a também ao emagrecimento rápido devem ter acompanhamento pela equipe e ser acompanhado de perto, para que a pessoa tenha sucesso nesta nova vida. Principalmente quanto adaptação à nova imagem corporal. Pessoas que apresntam algum transtorno da compulsão alimentar antes da cirurgia, onde a ansiedade esta relacionada a falta de controle alimentar, é preocupante. Esses pacientes submetidos a cirurgia, terão problemas psicológicos futuros, porque a asiedade vai deslocar da comida para outro lugar. Por isso a importância de um bom preparo psicológico antes, com avaliações, através de testes e questionários. A parceria com a avaliação de um psiquiatra nestes casos é fundamental.

A maioria dos estudos relatam uma melhora no quadro emocional dos pacientes submetidos à cirurgia, principalmente nos primeiros meses, se estendendo até por dezoito meses, onde o processo de emagrecimento acontece, melhorando as comorbidades que a obesidade traz, como: diabetes, esteatose (gordura no fígado), hipertensão, apnéia do sono, artrite, artrose e etc. Dentre os aspectos psicológicos relacionados à obesidade mais pesquisados, encontram-se: a depressão, a ansiedade, o alcoolismo, a bulimia e anorexia, as compulsão por compras, dependência por drogas ou sexo, transtorno da imagem corporal,transtornos do comportamento alimentar, e até tentativas de suicídio.
O importante é compreender que a cirurgia é igual a todos,  e que em cada caso, a reação do organismo do indivíduo é diferente, pois  existem alguns fatores que podem estar presentes podendo propiciar sofrimento emocional.


A cirugia é uma mudança muito séria na vida das pessoas... para que tenha sucesso é preciso mudar a cabeça!!!

Ivanimeire Grossi
CRP 06/65559 
Pscóloga Comportamental