DEPOIMENTOS / PACIENTES

Nesta página existem alguns depoiomentos de pessoas que operaram, para preservarem sua imagem, não há identificação do paciente. São relatos autorizados pelas pessoas, e que talvez possam ajudar outras pessoas que buscam fazer a cirurgia:

Operei no dia 12/12/2011 ás 11:30 hs da manha, no hospital Beneficência Portuguesa em Campinas/SP.Tipo de cirurgia de redução de estomago que fui submetida: “Bypass gástrico com derivação em Y-de-Roux”, “gastroplastia redutora com derivação intestinal” são alguns nomes também utilizados para identificar essa modalidade de cirurgia bariátrica que foi aperfeiçoada nos Estados Unidos , na década de 80,pelos médicos Dr.Mathias A. L. Fobi e Dr.Rafael Capella.
No Brasil a técnica foi difundida já com uma forte referência aos médicos que a idealizaram e por isso a tendência é sempre mencionar “Cirurgia de Fobi-Capella”.
Como o resultado final desse tratamento depende diretamente das condutas do paciente devemos sempre lembrar que uma preparação adequada com um responsável trabalho de equipe é tão importante quanto o próprio ato operatório. Uma indicação cirúrgica precisa, esclarecimentos e preparação pelo nutricionista, orientações e abordagens da psicologia compõem um cenário de sucesso. A continuidade de seguimento no pós-operatório corrige e apóia o paciente em dificuldades que possam aparecer.
Trata-se de uma técnica mista ( modifica o estômago e o intestino) com um caráter gastrorestritivo (redução do tamanho do estômago)bastante predominante sobre o pequeno efeito disabsortivo( redução do trânsito intestinal pelos alimentos). O emagrecimento se deve principalmente pelo fato do estômago do paciente operado ficar pequeno com capacidade apenas para pequenas porções de alimentos de cada vez ( aproximadamente 50 ml). O desvio de aproximadamente 150 cm do intestino delgado também ajuda no emagrecimento do paciente mas sem prejudicar a nutrição já que ainda existirão, aproximadamente, mais 4 m de intestino intactos para uma boa absorção de nutrientes e calorias.
É considerada uma cirurgia de grande porte realizada em um paciente complexo e de risco ( todo o obeso mórbido deve ser considerado uma paciente grave). A anestesia geral é praticada por uma anestesista experiente com equipamentos adequados que vão monitorar vários dados do paciente durante a cirurgia (pressão sangüínea, oxigenação do sangue, CO2, funcionamento cardíaco,etc.). O paciente não tem nenhuma consciência durante o ato cirúrgico e não sente nenhuma dor. A cirurgia consiste em utilizar um grampeador linear cortante que fecha e separa em duas partes uma porção alta e limitada do estômago original formando, dessa forma, um novo estômago pequeno.
Essa pequena bolsa recebe um pequeno anel não ajustável de silicone flexível que é colocado em torno desse novo estômago fazendo uma cintura e dando a ele um aspecto de ampulheta.
Na porção final dessa pequena bolsa gástrica faz uma junção (anastomose) com uma parte do intestino fino (jejuno) que foi desviada em aproximadamente 1m e passa a ser chamada alça alimentar do Y-de-Roux. O grande estômago que agora ficou separado continuará a produzir sucos digestivos e a sua produção de acidez fica bastante diminuída, pois, os alimentos não chegarão mais nesse grande estômago residual.
A passagem dos sucos digestivos prossegue como antes para o duodeno em direção a outra parte do intestino fino (jejuno) para completar a outra parte do Y-de-Roux. As duas alças intestinais são ligadas fechando o pé do Y.
Médico cirurgião Gastro Dr Gustavo Sevá Pereira, um amor de pessoa e ótimo profissional.

Nutricionista Cyntia Galante ótima pessoa e profissional.
Psicologa Ivanimeire Grossi otima profissional e pessoa, Meire lembrei quando você disse que deveria respirar fundo quando o enjoô viesse e serviu coloquei em pratica, não vomitei, obrigada.
Resumindo profissionais qualificados e excelentes, agradeço a Deus a minha familia, essa equipe maravilhosa e amigos.
Pensei muito antes de operar, imaginei tudo que é tipo de dor, até pensei na minha lombalgia que sentia dor demais quando atacava, dor de travar, pois a dor poderia ser igual ou pior, pois nunca operei de nada nem sabia o que poderia sentir, mais na minha mente sabia que não seria fácil.
Cansada de ser obesa com 153 quilos 1.65 de altura e IMC 56.2, já nem sabia o que fazer e a quem recorrer, conhecia muitas pessoas que tinham operado, mais eu mesma não pensava em operar em momento algum.
Já tinha tentado muitas dietas, desde sopas milagrosas, dietas a base de carboidratos e até mesmo aquela que você não janta. Nenhuma dessas dietas me levaram a nada, somente efeito sanfona e engordar cada vez mais.
Não falo que a cirurgia bariatrica seja um milagre, mais milagre é mudar o pensamento, adaptar novos costumes alimentares, comer em horarios certo e alimentos que fazem bem ao organismo.
Vou contar como foi a minha decisão de operar apartir daqui, todo o processo antes e depois da cirurgia e até os dias de hoje como tem sido.
Fui a uma médica ginecologista e ela me explicou que meus problemas hormonais melhorariam com o emagrecimento, mais para isso eu teria que emagrecer muito, então ela me aconselhou a fazer redução de estomago.
Então respondi de imediato que não, jamais farei essa cirurgia, mais ela mesmo assim deu um cartão do médico que fazia cirurgia bariatrica.
Confesso que quando sai do consultório da medica foi como se naquele momento Deus mudasse meus pensamentos, então disse pra mim mesma se até agora não deu certo então vou por esse caminho.
Sempre orei para Deus, sei que algumas pessoas não acreditam, outras acreditam, mais coloquei Deus na frente e disse Deus for da tua vontade as portas se abrirá e farei essa cirurgia, se não for coloque algum impedimento.
A principio nem tinha o dinheiro que necessitava, Deus preparou o dinheiro que não tinha apesar de ser pouco que precisava naquele momento mais mesmo assim não tinha nada, mais do mesmo modo que não tinha do nada apareceu na minha vida, não de modo mágico, Deus agiu em meu favor ganhei uma causa na justiça que tinha e recebi o dinheiro que era o valor especifico que precisava, louvado seja Deus.
Varias pessoas me confirmaram essa cirurgia sendo usadas por Deus na mesma época, parece que quando é para fazermos algo aparece milhões de pessoas na frente que fizeram, isso que acontecia sempre encontrava alguém que tinha passado por aquilo e falava que não se arrependia.
Li muito sobre a cirurgia, isso pra mim foi importante, pois sabia o que me aguardava então meu psicológico sabia dos riscos, dificuldades que teria que adaptar e também dos benefícios.
Foi um processo, minha pressão era normal e do nada começou aumentar, mais acho que era devido a ansiedade, então o cardiologista me segurou meses e não liberava a carta, então eu pensava será que não era para eu fazer.
Depois de sete meses no cardiologista ele liberou a carta e a pressão controlou graças a Deus, já estava preocupada, mais sei que para operar a saúde tem que estar perfeita.
Peguei a carta do cardiologista, psicologa, nutricionista, gastroenterologista e do endocrinologista e levei no convenio para passar na pericia e ser liberada para fazer a cirurgia. A cirurgia foi liberada com previsão para dezembro, só previsão não significa certeza.
Liguei para marcar o retorno no gastro, mais a recepcionista disse que não era necessário ligar porque ela mesmo ligaria quando faltasse um mês para operar, conforme a data da pericia, então ela ligaria para que eu passasse na psicóloga e nutricionista antes da cirurgia se não nem poderia operar.
Esperei com paciência sempre confiando que Deus era o controle e no dia e na hora certa tudo aconteceria, descansei na palavra do senhor Eclesiastes três, existe um tempo determinado para todas as coisas.
De tanto minha mãe insistir liguei no consultório do medico para perguntar da cirurgia pois já era outubro, a mesma recepcionista me respondeu a mesma coisa ligaremos para você aguarde.
Passou uma semana após ter ligado enfim a recepcionista ligou, informou o dia da cirurgia que seria dia 12/12/2011, fiquei feliz. Engraçado antes nem pensava em fazer a cirurgia e depois meu pensamento mudou de repente.
Comecei as seções com a psicóloga e a nutricionista, o trabalho delas era conscientizar as mudanças que submeteria, mais quando cheguei lá já tinha lido tanto que na verdade já sabia, mais foi bom mesmo assim esse trabalho porque elas vivenciam diariamente pessoas que operam e tem experiência para passar.
A presença delas foi importante para me chamar a realidade que era muito mais que ler e sim vivenciar, treinar comer pouco e saber que nunca mais seria igual. Uma coisa é ler e saber a outra coisa é viver e praticar,um exemplo é saber que comer certo faz bem e não fazer é o mesmo que não concientizar e vivenciar a realidade.
Enfim chegou o dia esperado, nessa caminhada conheci algumas pessoas especiais que também passariam pelo mesmo processo cirurgico, Eunice e Fernanda, construímos amizade e uma apoiava a outra.
No dia da cirurgia estávamos ansiosas chegamos cedinho no hospital 07:00 hs da manha, todos com a mesma expectativa que passasse logo aquele momento e saísse logo do hospital. O medo é normal como toda a cirurgia, mais o medo demasiadamente não faz bem a confiaça tem que vir para um bom resultado
Cada um teve uma experiência diante a cirurgia, uma sentiu mais dor, outra mais gases, outra mais enjôo, mais cada um com a sua experiência. Confesso que para você que esta lendo isso sua experiência será única, não posso dizer que será como a minha cirurgia.
Vou contar a minha experiência porque não posso relatar a de outros, conforme falei preparei o meu psicológico e imaginei tudo que é tipo de dor.
Antes da cirurgia conferiram a minha pressão, estava boa e conferiram minha temperatura corporal, estava tudo normal.
Levaram-me para o centro cirúrgico 11:20, fiquei em uma sala de recuperação aguardando minha vez chegar.
Infelizmente uma das pessoas que faria a mesma operação já tinha operado e aguardava ali a alta para ir para o quarto, ela gemia de dor, prefiro não falar o nome dela. Quando olhava ela com aquela dor, comecei a ficar ansiosa e pensar será que sentirei isso, então comecei a orar e dizer a Deus que tivesse misericórdia de mim porque não gostaria de sentir o que ela estava sentindo. A enfermeira que atendia ela dizia você acabou de operar e vai sentir dor, não tem como não sentir nada, fiquei com pena dela, mais a calma de Deus já tinha habitado em mim e o medo foi embora, comecei a lembrar das promessas de Deus sobre minha vida.
Então levaram a jovem embora e depois trouxeram outra amiga que operou e ela estava mais calma e sonolenta acho que nem me viu.
Chegou minha vez, levaram-me para uma sala ali próxima, deitaram-me em uma maca, foram colocar a meia compressora em minha perna não deu certo, meu pé ficou roxo, prendeu a circulação, então deixaram sem a meia apenas com uma faixa. Esta ai a importância de experimentar a meia antes.
A instrumentalista se apresentou disse o nome, agora não lembro sou péssima em guardar nomes, o anestesista entrou na sala e começou a conversar comigo disse que o nome dele era Gustavo e seria responsável por me anestesiar.
Então disse a istrumentalista agora não sou eu nem o médico mais Deus que vai operar e me entreguei nas mãos de Deus.
Lembro que o anestesista disse respira três vezes no oxigênio, respirei duas, na terceira vez não consegui, queria mexer não conseguia, falar não conseguia, só senti eles passarem algo na minha barriga, como estava meio grogue pensei que iriam me cortar e iria sentir, rsrs...Bobeira depois daquilo apaguei, eles sabem quando dormimos e estamos totalmente anestesiados.
Acordei da anestesia não sei bem a que horas era, mais bem tarde, só lembro que ouvia eles me chamarem longe, mais o sono estava bom, rsrs.
Quando acordei me mudaram de maca, levaram-me para a sala de recuperação, engraçado eu tinha medo deles me derrubarem, na hora do vamos ver nem se quer lembrei de medo, me pegaram normalmente.
Na sala de recuperação vi eles falarem que minha pressão estava alta, para colocarem dois captopril embaixo da minha língua.
Colocaram minha pressão normatizou rapidamente, mais eu não sentia nada de nada, só senti um enjôo passageiro nem fiquei vomitando.
Vi uma outra jovem que operaria lá, perguntou se estava bem e o que sentia, apenas disse a ela estou bem a sua vai dar certo assim como a minha deu.
Não sentia dor em nada, até pensava será que me cortaram, mais estava muito bem, entendia tudo que falavam, como não conseguia falar devido o enjôo que senti comecei estralar os dedos, a enfermeira foi até mim e disse a ela do enjôo ela colocou um lençol e cima de mim, também uma comadre porque eu queria urinar.
Deram me alta para ir para o quarto, a medica responsável perguntou e ela urinou de novo, a enfermeira disse não e perguntou se queria urinar de novo e respondi não.
Então foram me levar para o quarto mais no corredor me deu vontade de urinar de novo, mais daí falaram pra mim agüenta um pouquinho já chegaremos no quarto.
Cheguei no quarto apertadíssima, me passaram pra cama e colocaram a comadre que alivio.
Já era tarde umas 17:00 horas, falaram que eu ia dormir, colocaram remédio pra dor. Não dormi a noite toda, nossa cama dura e ainda por cima não podia levantar, sem contar que de 20 em 20 minutos eu urinava por causa do remédio da pressão que me deram. Quando não era eu urinando, era a enfermeira entrando no quarto para dar alguma medicação.
Lembro que me davam glicose na veia e minha glicose ia lá em cima, depois tinha que tomar insulina para diminuir, mais o medico disse que era normal.
Tinha que tomar inalação duas vezes por dia no hospital, agora entendo o porque do respiron, a capacidade respiratória diminui muito.
De madrugada me deu um calorão, comecei a suar que pingava, chamei a enfermeira ela mediu tudo estava normal, então abriu a janela e ligou o ar condicionado e disse que deveria ser os remédios.
Assim foi a noite não dormi nada, ainda mais porque ficava urinando toda hora, coitada da minha mãe sofreu, nem dormiu.
No segundo dia terça feira dia 13 de dezembro de 2011, queria levantar e a enfermeira via que eu não dormia, ela foi lá a noite toda lá e sempre estava acordada, quando tentou me levantar senti um pouco tonta então deixou - me sentada na cama as 04:00 horas da manha, mais fiquei feliz de sentar na cama, não aguentava ficar deitada
O plantão das enfermeiras trocou e vieram outras enfermeiras, mais na parte da manha tinha muitos estagiários, então eles que davam banho nos pacientes.
Me ajudaram ir até o banheiro, na verdade eu estava meio insegura medo de cair, mais não que sentisse dor, tomei banho, me troquei, fui andar.
Mais sentia um pouco de enjôo de tudo que comia, mais sempre lembrava do que a psicóloga disse respira fundo, então nunca vomitava.
Me mandaram um chá para tomar, só bebi dois goles, odeio chás mais naquele dia o chá parece que estava horrível demais.
Almoço não consegui comer, caldo, só duas colheres, água de coco sobrou tudo me deu enjôo também, só consegui tomar o caldo da janta.
Quarta feira de manha recebi alta, fiquei tão feliz, mais naquele dia nem todos receberam alta, infelizmente, ainda teria uma amiga que ficaria mais um dia pois não estava bem, mais depois recebeu alta.
Fui para casa feliz, afinal não sentia nada além dos enjôos quando comia, apesar dos enjoos não vomitava.
Cheguei em casa já enjoada de caldos e tudo que a dieta liquida era necessária, mais tomava, mais eu sabia que enjoaria, quem já fez dieta de sopas sabe bem como é isso.
A cinta não falei ainda, mais comecei usá-la desde o hospital no segundo dia o respiron também, mais como ela me irritava a cinta, enrolava, machucava e assim por diante.
O dreno era chatinho ter que ver, pensei que doeria para tirar até pesquisei na internet se doía, mais disseram que não doia. Ainda o Dr Gustavo riu e disse que se ele tivesse falado que não doiria eu não acreditaria, disse a ele é verdade eu não acreditaria, mais de fato nem doeu mesmo nem vi tirando, foi rápido.
Fiz a cirurgia aberta mais não me arrependo nenhum pouco, a cicatrização foi muito boa.
Tirei o dreno com 10 dias e emagreci 10 quilos nesses dez dias, uma vitoria.
Já ia me esquecendo de algo emagreci três quilos antes da cirurgia estava com 153 e operei com 151, a ultima vez que pesei tinha um mês e sete dias tinha emagrecido 14 quilos, mais ainda tem chão, mais sem pressa que creio que chego lá.
Cada pessoa tem um organismo, outros emagrecem mais rapidos outros mais lentos, mais todos chegam ao objetivo se seguir de acordo com o que a nutricionista fala.
Sabia que sentiria saudade do guti, guti da água nunca mais conseguirei tomar um copão de agua em segundos, sem contar que fiquei fresca o paladar muda muito, não consigo tomar água temperatura ambiente, somente água trincando muito gelada se não me dá enjoô.
Fui fazer uma sopa com figado de boi, sempre gostei de figado de boi, na hora de beber o caldo, foi uma maravilha, mais quando bateu no estomago, me deu tanto enjoô que hoje nem posso mais ver figado de boi, minha mãe ficou feliz porque ela nunca gostou.
A primeira vez que entalei foi com berigela, acabei vomitando, vomitei apenas uma baba nojenta, conhecida pelos bariatricos como baba alien.
Depois não entalei, mais passei a ter enjoôs e vomitar, um dia fui comer banana desceu bonitinho, mais depois venho enjoô enquanto não vomitei toda a banana que nem foi uma inteira que comi, não passou o enjoô. Mesma coisa com mamão e bolo diet, coisas muito doce mesmo diet me enjoam.
A carne é um pouco dificil comer não entalo, mais as vezes depois de uns minutos sinto ela pesar no estomago e acabo vomitando, mais o resto desce muito bem arroz e legumes, mais tem dias que a carne vai bem, posso comer a mesma carne que comi ontem pode ter feito bem ontem e hoje não fazer.
Descobri que bom é comer calado a probabilidade de entalar é menos, porque concentramos na mastigação e não na fala de alguém.
No começo eu demorava mais de um hora para comer agora levo uns 35 minutos. Para as pessoas eu como pouco, pra mim como muito, mastigo tanto que canso e fico com a sensação que comi um prato imenso.
Dias desses olhei para o prato da minha mãe e disse nossa quanto comida, como se ela estivesse comendo demais mesmo, mais era um tanto normal, acho que me acostumei tanto com a quantidade que não como em pratos pequenos ou uso talheres pequenos, sempre pago o mesmo valor no restaurante R$ 2,40 ou R$ 2.80, bem pouco, economizei e logo será em roupas também, porque as roupas de obesos são mais cara.
Não fico pesando sempre, quase dois meses de cirurgia pesei 2 vezes, não sei quanto emagreci depois dos 14 quilos que eliminei, mais sei que emagreci percebo pelas roupas.
Essa coisa de ficar muito em balança nunca gostei, sei que a cirurgia bariatrica as vezes para de emagrecer depois volta e assim vai, fiz a cirurgia para ter saúde e não doenças como bulimia ou anorexia coisa assim, então não importo com a imagem mais estar bem e satisfeita.
Estou satisfeita com a cirurgia, foi uma ótima escolha que fiz, penso até porque não pensei nisso antes, mais acredito que antes não estava preparada, iria não levar adiante, mais sei que hoje penso diferente.
Sempre fui gordinha, penso uma vez gordo sempre gordo, existe pessoas que tem mais probabilidade de engordar do que outras, mais eu também comia errado, passava muito tempo sem comer, quando comia ia naquilo que era mais rápido e prazeroso aos meus olhos, comia coisas caloricas, apelava para o famoso miojo e pão, nada saudavel, somos o que comemos, desde que uma amiga disse que o miojo era um mal para o organismo abandonei.
Teve um dia que sai da minha dieta, fui a uma festa e comi um brigadeiro, não passei mal, não senti nada, se fosse carne teria passado, talvez por isso muitos bariatricos voltam engordar por comer aquilo que desce melhor.
Vejo que liquidos vai bem, por isso amo sucos, mais comer almoço e janta não é assim tão fácil, tem que ter paciencia para mastigar e assim vai.
Mais é aquele ditado o barato sai caro, como sai, sei que meu corpo precisa de vitaminas se não tem risco de anemias, então procuro sempre almoçar e jantar até hoje nunca pulei essas refeições.
Duro é comer 8 vezes no dia, quando vejo as horas já foram, mais quanto mais se come no horario certo e quantidades certa é melhor para o emagrecimento disse a nutricionista.
Meu café da manha varia muito, tem dias que como a metade de uma fatia de pão light ou integral, tem dias que como inteira, mais meia xícara de café com leite e tomo a centrum de manha, reparto em dois, a vitamina desce bem, só o primeiro dia que me deu enjoô.
Minha segunda refeição do dia tomo suco ou iogurte natural desnatado, porque dependendo os light e zero me dão enjoô. É assim adaptando e descobrindo.
Existem pessoas que operou comigo ou antes que comem de tudo, tem aquelas que tem o famoso Dump, mais acredito que meus enjoôs não são Dump, porque tem coisas que como e faz bem hoje e amanha não.
Nunca quis ter Dump já tem pessoas que queriam ter, prefiro saber saborear as coisas e não viver passando mal, acredito que os meus enjoôs melhoraram afinal eles tem diminuido com o passar dos dias.
Ah! Ia esquecendo, muitos perguntam se tenho fome, não, vontade sim, estou viva.
Operei em dezembro resumindo passei natal e ano novo em caldos, mais não foi tão ruim assim, festas sempre terá seja casamento ou aniversário, existira muitos anos novo se assim Deus nos conceder mais com novas escolhas, assim como muitos engordaram com as festas de final de ano emagreci. Cheguei fazer pudim para o pessoal lá em casa no natal e um bolo no aniversário da minha cunhada, mais nem comi.
Minhas roupas estão cada dia mais largas, algumas foram cortadas e apertadas, mais voltou a cair, esse é o resultado de seguir tudo a risca.
Bom pessoal vou terminar aqui, qualquer coisa futuramente escrevo mais.
Pense quando for operar é algo que não tem volta, mais ao mesmo tempo é algo que trás beneficios auto estima melhora e principalmente a saúde.


*              *               *

"Eu estou muito bem graças a Deus minha cirurgia foi otima e minha recuperação está tranquila.  A unica coisa que está complicado pra mim é o caldo, minha mãe faz dois diferentes por dia  e mesmo assim tenho que forçar pra tomar mas não forço muito não pq não quero ter vomitos.  Mas essa é a ultima semana do caldo ralo a semana que vem já engrossa e fica melhor.  Eu estou muito feliz pois em uma semana já foram embora 10 kg!!! E isso me fortalece dia a dia pra vencer...  Já estou notando diferenças em mim, minhas calças e blusas já estão largas, as calças estão caindo já!!! "
*                 *                 *

" Eu estou sentindo um pouco fraca mas segundo o DR Gustavo é normal, pois no meu caso teve que tirar o basso entao perdi muito sangue, mas fora isso esta tudo bem claro com vontade de comer coisas diferente, sentindo falta do meu trabalho, das minhas saídas, mas também tenho conciência que logo vai passar e voltar tudo como era antes".

*                *                * 


"...fiz cirurgia dia 29/06, estou  escrevendo para dizer que estou bem, estou tranquila, estou feliz, e principalmente estou conseguindo seguir todas as orientações de toda a equipe, ontem a noite foi dificil, porque tossi muito, mas ja liguei para o Dr Gustavo, ele ja me deu um ajudinha, um paleativo para tosse...As pessoa que me viram, dizem que eu estou muito bem...eu em primeiro lugar quero dizer  que devo isso a Deus, que é o meu Senhor e ajudador, aos meus pais em que tive apoio de 100% em todos os momentos e também de outros familiares,  e a vcs  da equipe Pro- gastro, só tenho a dizer um MUITO OBRIGADA, pelo profissionalismo, compromisso, cuidado e respeito que tiveram durante todos esses meses por mim..." 

*                    *                     * 


"...Operei no dia 09/09/2009. Graças a Deus correu tudo bem, mas eu estava apavorada! Quase desisti de tudo dentro do centro cirurgico. Faltou muito pouco para eu jogar tudo pro alto, porque estava muito nervosa, mas logo veio o anestesista e começou a conversar comigo, e eu fui me acalmando... e não vi mais nada.
Quando eu acordei comecei a passar mal. Vomitava sem parar, suava, tremia, não conseguia ficar acordada, foi horrível!  Pensei que fosse morrer! Eu sentia como se tivesse uma bola na garganta que não deixava nem a saliva passar e eu ficava vomitando. Traziam chá, gelatina, mas eu não conseguia nem beber água. Somente no sábado de manhã, que comecei a melhorar um pouco e consegui tomar duas colheres de uma "aguá de frango". Fiquei com medo de ter que reoperar.  Era para eu ter tido alta sexta feira, mas como não estava bem, saí só no sábado a tarde.  Passei mal novamente no sábado à noite, minha pressão ficou alta, e eu ainda vomitava muito, mas não queria falar para o dr. Gustavo com medo de ter que voltar para o hospital, disse apenas que a pressão estava alta e ele me orientou para trocar a medicação.  Não conseguia ingerir nada. Mas graças a Deus, no domingo a tarde comecei a melhorar, consegui tomar um pouco de água de coco e fui melhorando cada dia mais.  Posso dizer que estou OTIMA! Já emagreci 8 kg só nessa semana +  3 no preparo, são 11 kg! Que vitória!
Estou usando uma calça que não me servia há muito tempo, isso é muito gratificante. Você se sente muito bem.  Uma das coisas que mais me incomodava era que eu estava roncando, achava horrível. Mas, graças a Deus, não estou roncando mais! É incrível ver os resultados em tão pouco tempo.  Ás vezes tenho vontade de comer, quando vejo propagandas na TV, ou quando minha família está almoçando, mas procuro mudar de canal, me afastar, ficar no quarto nesses momentos, e vejo o meu pratinho de caldo como a coisa mais deliciosa desse mundo. Todos estão me ajudando, me apoiando.
Estou muito feliz..." 


*                 *                  *

"...Lembra que eu te contei do doce? Bom infelizmente esse episódio se repetiu, e eu comi várias vezes, passei mal algumas, porém não foram suficientes para mudar meu pensamento e deixar de comê-los, sabe eu tenho consciência de tudo o que tenho de mudar porém não me sinto com forças pra mudar minha alimentação e ser como realmente deve ser, eu não tenho feito minhas refeições direitinho esqueço de comer a maioria das vezes. Mas tô tentando mudar isso eu sei que não é fácil mas sem eu tentar fica mais difícil ainda. Tive retorno com o Dr Gustavo naquele dia que vc me viu, levei bronca pra variar, pois emagreci 40 kg em seis meses e pelos cálculos dele deveriam ser no mínimo 48 kg, claro que cada pessoa tem um metabolismo mas eu me sinto culpada porque sei que senão fossem meus deslizes poderia ter emagrecido muito mais, ele disse que tá bom meu emagrecimento mas que pode melhorar e que eu preciso aumentar minhas atividades físicas, mas confesso que ia caminhar apenas no primeiro mês, hoje em dia por mais que eu tenha tempo deixo a preguiça dominar e não caminho, fico em casa o dia todo sabe eu sei que não tô me ajudando mas sei também que sem ajuda de um profissional fica tudo mais complicado e por isso que pedi ajuda.  A ansiedade tá me matando infelizmente tenho descontado isso nos doces como disse tô tentando mudar, e desde dois dias atrás quando me dá essa ansiedade toda vou e como uma fruta tem passado do mesmo jeito, mas acho que preciso de um remédio pra me acalmar e tirar um pouco essa ansiedade que eu sinto. Eu sei que engordei minha vida toda, e fico nessa querendo emagrecer rápido e tal, até o Dr Gustavo me disse pra ter paciência, mas é que eu tenho muito medo de continuar obesa mesmo operada, antes de operar eu tinha uma visão diferente, achava que eu ia me sentir bem mesmo que não alcançasse o tal peso ideal, mas estou completamente apavorada com isso. Atividade física que eu tenho feito é só a hidro mesmo, tentei ir a academia mas meu cardio disse que meu condicionamento ainda não ta bom pra isso e que preciso esperar um pouco mais, mas aí que tá esperar eu odeio esperar, tenho mania de querer tudo pra ontem e hoje no máximo e tudo tem de ser do meu jeito senão não está bom. Claro que eu sei que tenho um longo caminho pela frente mas ao mesmo tempo que penso ah devagar e sempre eu quero pra ontem, eu ainda tenho de eliminar no mínimo mais 50 kg pra chegar num peso proximo ao meu ideal, eu tenho determinação, mas tô desanimada demais.  Tô sem perspectiva sabe, há uns dias perdi uma pessoa querida na família, ela era mais do que uma mãe pra mim, e isso me abalou demais, perdi a vontade de tudo, mas eu vou lutar e vou tirar forças dentro de mim

Porque por mais que eu não tenha emagrecido o quanto esperava, por mais que eu me culpe por isso eu ainda tenho tempo pra correr atrás do prejuízo..."