LIVROS


LIVROS QUE INDICO PARA LEITURA E CONHECIMENTO:


PARA PESSOAS QUE QUEREM FAZER A CIRURGIA


Tema médico amplamente debatido por especialistas, a cirurgia de obesidade - ou gastroplastia - é abordada para o público leigo em linguagem acessível, clara, precisa e bem-humorada pelo endocrinologista Marcio Mancini e pelo psiquiatra Adriano Segal no novo livro da Editora Brasiliense Tudo o que você precisa saber antes de reduzir o seu estômago - Guia completo da cirurgia de obesidade. Um dos destaques da obra é a análise completa dos fatores envolvidos antes, durante e após o processo cirúrgico, inclusive os riscos. De maneira franca, os especialistas classificam a obesidade como doença grave, mas alertam que a gastroplastia não é milagrosa. Mais do que isso, salientam que é necessário o comprometimento do paciente para o êxito da operação, especialmente no período posterior. Os aspectos psicológicos do paciente e práticos da decisão são objeto de recomendações no livro - desde a escolha da equipe e da técnica adequada a cada paciente aos cuidados que precisará ter pelo resto da vida, incluindo fatores psiquiátricos e psicológicos. Todos esses temas são tratados com extremo bom-humor e apresentados com depoimentos de pacientes que passaram pela cirurgia.

RESENHA

Este livro analisa o processo de formação e transformação da identidade pessoal de obesos mórbidos que foram submetidos à cirurgia bariátrica. A decisão de estudar esse tema decorreu da constatação da insatisfação dos sujeitos com seu estilo de vida e com resultados negativos quase sempre obtidos com tratamentos convencionais, como dietas e medicamentos.

SOBRE O AUTOR

Francisco Carlos Gomes dos Santos: Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sócio-fundador da Ong-Oscip Casa do Cuidar. Atua em Psicologia Clínica, com ênfase em pacientes de cirurgia bariátrica.



RESUMO:

Carmen Benedetti faz uma análise agradável e crítica do emagrecer em alguns pacientes submetidos à gastroplastia. Enquanto a sociedade, os pacientes e seus familiares e mesmo vários médicos têm preocupações muito mais imediatistas em relação à cirurgia, sobretudo no tocante a complicações, este livro deixa claro que a operação é apenas o início de um complexo processo de reconstrução. Deixa também evidente que o tratamento dessas pessoas é fundamental e indubitavelmente multiprofissional.

Deve ser referência a médicos, psicólogos, nutricionistas e outros interessados no tratamento da obesidade mórbida, bem como às pessoas que buscam na cirurgia a "luz no fim do túnel" em relação à doença.

SOBRE A AUTORA
Carmem Benedetti: Psicóloga pela Escola Paulista de Psicodrama, Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.


ESTÔMAGO POSSUÍDO 
Autores: Alfredo Halpern e Adriano Segal

Para demonstrar como o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) pode destruir o cotidiano de uma pessoa, os doutores Alfredo Halpern e Adriano Segal deram vida a Simone, uma jovem geniosa que sofre com crises de descontrole alimentar - o seu Estômago está Possuído. O drama que a personagem vive retrata a dificuldade enfrentada no dia a dia pelas pessoas que sofrem de desconfiança dos familiares, sobrepeso, desequilíbrio emocional, falta de confiança, entre outros. Para mudar de vida, Simone tem de ser disciplinada a fim de vencer a batalha pessoal e exorcizar de uma vez por todas esse inimigo íntimo. O livro conta com uma análise clínica do caso, em que são descritas orientações e esclarecimentos sobre o TCAP, com a finalidade de sempre se conseguir o diagnóstico correto.

   MITOS E REALIDADES SOBRE OBESIDAE E CIRURGIA BARIÁTRICA
                             Autor: Bruno Zilberstein - Denise Madi Carreiro
  • Obesidade
  • A gordura corporal
  • Métodos de avaliação da obesidade
  • Fatores de risco associados à obesidade
  • Entendendo a nossa necessidade energética
  • Entendendo a importância de uma nova atitude alimentar
  • Entendendo a importância do processo alimentar no funcionamento orgânico
  • Obesidade e hipersensibilidades alimentares
  • Farmacoterapia utilizada no tratamento da obesidade
  • A cirurgia da obesidade
  • Balão intragástrico
  • Vídeo-cirurgia
  • Critérios para indicação e contra-indicação para cirurgia
  • Banda gástrica ajustável
  • Cirurgia de Fobi - Capella
  • Cirurgia de Derivação Vilio-Pancreática ou Scopinaro
  • Cirurgia de Duodenal Switch
  • Resumo dos riscos e sintomas mais freqüentes
  • A anestesia
  • Sedentarismo e atividade física
  • A cirurgia bariátrica e a gravidez
  • A cirurgia plástica
  • Acompanhamento psicológico
  • Acompanhamento nutricional da cirurgia bariátrica
  • Suplementação nutricional
  • A expectativa de resultados ao longo do tempo
  • Por que os pacientes passam mal?
  • Manual do paciente operado
  • Bibliografia

PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE


RESUMO:
A cirurgia bariátrica é uma intervenção recente para a obesidade e uma demanda nova que vem aumentando nos consultórios dos profissionais da psicologia. Este livro é um conjunto de textos baseados na troca de experiências das práticas clínicas de cada autor e consolida algumas teorias e práticas nessa área de atuação.

SOBRE AS AUTORAS:
Aída Regina Marcondes Franques: Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp), Especialista em Psicologia Clínica. Coordenadora e Professora dos cursos para psicólogos do Centro de Estudos e Treinamento do Instituto Garrido de São Paulo.
Maria Salete Arenales-Loli: Psicóloga Clínica. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista, Especialista em Psicologia Organizacional do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina.




O livro Novos Corpos, Novas Realidades reúne ideias e posturas dos mais diferentes pontos do Brasil e de diversos outros países como Argentina, México, Portugal e Estados Unidos. As organizadoras reuniram mais de 30 autores especialistas na área, mostrando especialmente como pensam e realizam seus trabalhos com pacientes em pós-operatório da cirurgia da obesidade.

É uma obra voltada especialmente para os psicólogos, mas que contribuirá muito para o crescimento de profissionais que trabalham com o paciente bariátrico.

Sobre as Organizadoras

Aída Regina Marcondes Franques: Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp), Especialista em Psicologia Clínica. Coordenadora e Professora dos cursos para psicólogos do Centro de Estudos e Treinamento do Instituto Garrido de São Paulo.
Maria Salete Arenales-Loli: Psicóloga Clínica. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista, Especialista em Psicologia Organizacional do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina.




Representa esta obra importante contribuição científica oferecida à comunidade médica brasileira pelas características com as quais foi elaborada.
Trata-se de texto extenso, abrangente e muito contributivo, bem organizado em numerosos capítulos, elaborados por epecialistas reconhecidos pelo profundo conhecimento sobre os diferentes temas que constituem esta obra sobre clínica e cirurgia bariátrica. Seus autores formam uma plêiade dos mais expressivos especialistas sob liderança do professor Arthur B. Garrido Júnior, antes de tudo afeitos à tarefa do ensino continuado e às responsabilidades didáticas, experientes cirurgiões editorialistas e com elevado sentido de responsabilidade profissional e social.
A obra se caracteriza pelo seu conteúdo prático, escrito profissionais experientes que de certa forma, através de redação criteriosa e em linguagem agradável e direta, cristaliza o saber contemporâneo sobre a obesidade mórbida em nosso meio. Constitui, assim, o presente volume, objeto de consulta obrigatória a todos que desejem atualização sobre o palpitante tema da obesidade mórbida ou que necessitem elucidar dúvidas sobre as formas adequadas de conduzir diagnóstico, terapêutica e aconpanhamento dos portadores deste grave problema, cada vez mais freqüente também em nosso país. Estão de parabéns editores, autores e co-autores pelo esforço realizado e pelo resultado editorial conseguido ao publicarem este notável título científico!
(do prefácio)



Esta nova edição de Transtornos alimentares e obesidade, o primeiro livro-texto brasileiro dedicado ao assunto, reúne mais de 50 profissionais com atuação reconhecida no tratamento desses transtornos. Entre outros tópicos, os autores descrevem os comportamentos e as emoções das pessoas na sua relação com a alimentação, como esses transtornos se desenvolvem, seu impacto na saúde e suas conseqüências sociais e psicológicas.
PARTE I - TRANSTORNOS ALIMENTARES
Capítulo 1 - Psicobiologia do apetite: a regulação episódica do comportamento alimentar
Capítulo 2 - Aspectos históricos e evolução do diagnóstico
Capítulo 3 - Epidemiologia dos transtornos alimentares
Capítulo 4 - Etiologia dos transtornos alimentares
Capítulo 5 - A influência da imagem corporal no desenvolvimento e na manutenção dos transtornos alimentares
Capítulo 6 - Co-morbidade psiquiátrica nos transtornos alimentares
Capítulo 7 - Risco e prevenção dos transtornos alimentares
Capítulo 8 - Curso e prognóstico dos transtornos alimentares
Capítulo 9 - Padrão alimentar e manejo nutricional dos transtornos alimentares
Capítulo 10 - Psicoterapia cognitivo-comportamental dos transtornos alimentares
Capítulo 11 - Psicoterapia dos transtornos alimentares
Capítulo 12 - Terapia familiar sistêmica dos transtornos alimentares
Capítulo 13 - O uso de agentes farmacológicos no tratamento dos transtornos alimentares
Capítulo 14 - Serviços de transtornos alimentares no Brasil e no mundo
Capítulo 15 - Tratamento hospitalar dos transtornos alimentares
Capítulo 16 - Diagnóstico e manejo das condições clínicas associadas aos transtornos alimentares
Capítulo 17 - Transtornos alimentares em homens
Capítulo 18 - Transtornos alimentares e diabetes melito
Capítulo 19 - Transtornos alimentares em crianças e adolescentes
Capítulo 20 - Instrumentos para a avaliação dos transtornos alimentares
PARTE II - OBESIDADE
Capítulo 21 - Epidemiologia da obesidade
Capítulo 22 - Etiologia da obesidade
Capítulo 23 - Obesidade e síndrome metabólica
Capítulo 24 - Obesidade infantil
Capítulo 25 - Princípios gerais do tratamentos da obesidade
Capítulo 26 - Atividade física no tratamento da obesidade
Capítulo 27 - Tratamento nutricional da obesidade
Capítulo 28 - Anorexígenos catecolaminégicos
Capítulo 29 - Sibutramina na obesidade
Capítulo 30 - Orlistate na obesidade
Capítulo 31 - Cirurgia bariátrica: acompanhamento clínico
Capítulo 32 - Cirurgia bariátrica: aspectos cirúrgicos
Capítulo 33 - Avaliação psiquiátrica da cirurgia bariátrica

RESUMO:

"Este livro é corajoso. Lê-lo é transformador, como devem ser os textos importantes, que acrescem, realmente, algo novo ao nosso conhecimento. Depara-se neste livro com a coragem de seguir um roteiro ditado pela experiência no cuidado do paciente obeso, não em rotas preestabelecidas e, conseqüentemente, seguras, confortáveis e conhecidas. Textos convencionais do tipo 'você sabe o que eu vou escrever, eu sei o que você quer ler' podem ser bons ou esclarecedores, mas nunca modificam ou transformam - exatamente o que acontece com o Da mesa farta à mesa da cirurgia." Sua coragem já se revelou no seu primeiro livro Obesidade como sintoma, e não me surpreende este ótimo livro de que poderemos, nós médicos e profissionais de saúde, prazerosamente, desfrutar e com ele aprender. A autora não se furtou a responder a perguntas difíceis e abordar aspectos controversos. Ao aceitar abordar esses temas pela visão da psicologia e da psicanálise sem os chavões habituais, a autora nos brinda com pensamento enriquecedor" Dr. Carlos Eduardo Domene Médico cirurgião gástrico e Professor livre-docente da FM-USP "Um bom nascimento depende de uma boa gestação! É preciso planejar, arrumar e preparar durante nove meses tudo para esperar a hora que esse bebe vai chegar. Assim sendo, o nascimento acontece em grande estilo e torna-se uma festa. Nesse momento, esse novo ser pode nascer, crescer e viver preparado para se responsabilizar por tudo e por toda a sua própria vida. É dessa mesma forma que deve acontecer a realização da gastroplastia. E foi assim que a autora gerou e deixou nascer este bonito livro, perfazendo todas as fases do processo cirúrgico. Começa planejando o pré-operatório, ao lado do paciente prepara o caminho psíquico do nascimento, ou seja, da cirurgia em si, e depois acompanha o pós-operatório até que esse paciente siga o seu próprio caminho. Entre nessa viagem, participe dessa gravidez e prepare-se para o nascimento desse novo ser, ou seja, dessa "nova" ou recente cirurgia da obesidade". Dra. Maria Isabel Rodrigues de Matos Psicóloga clínica e hospitalar do ambulatório de endocrinologia da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). 

SOBRE A AUTORA

Maria Salete Arenales-Loli: Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Especialista em Psicologia Organizacional do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Psicóloga Clínica/Clínica Cervantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário