OBESIDADE ADULTO / INFANTIL

PREOCUPAÇÃO DOS PAIS NA ALIMENTAÇÃO DOS FILHOS


Alguns pais têm dificuldades em lidar com os filhos que não comem nada ou que comem em excesso, crianças que tem dificuldade com a alimentação. A preocupação com este filho é constante, podendo acabar em cobranças e punições, muitas vezes desnecessárias. Tanto a criança com sobrepeso como a criança magra, possam vir a sofrer pressão social, recebendo apelidos indesejáveis, como “magricela”, “desnutrida” ou “fofinha”, “balofa”, sentindo-se excluídas do grupo, apresentando baixa auto-estima e pouca habilidade para lidar com situações constrangedoras. 

As crianças magras que não comem, são consideradas como crianças doentes, os pais sentem-se impotentes em não conseguir fazer o filho se alimentar adequadamente, sentem-se cobrados pelo meio social por não cuidar direito da alimentação da criança.

As crianças com sobrepeso geralmente são considerados como crianças preguiçosas, sem força de vontade, e na maioria das vezes os pais são cobrados pela sociedade e sentem-se como se fossem pais relaxados, que deixam o filho comer tudo o quer e o que tem vontade de comer.

Muitas vezes o meio ambiente em que essas crianças se encontram, acabam sendo aversivo para elas, devido às pessoas não conseguirem lidar com estes comportamentos alimentares inadequados, gerando uma desarmonia no lar, através de cobranças, castigos e punições. Os pais e familiares que agirem dessa forma estarão contribuindo para um aumento desses mesmos comportamentos inadequados e piorando a auto-estima desta criança, provocando uma série de sentimentos negativos (raiva, rebeldia, agressividade, isolamento).
 
O Reeducação Alimentar da criança começa em casa. Ninguém consegue adquirir uma alimentação saudável sozinho. Os pais precisam ser modelos, incentivando, estando presente e participando junto com o filho, através da comunicação positiva, reforçando, elogiando, valorizando os comportamentos adequados, aumentando as chances de que este comportamento se repita.

Reforçar é a melhor forma de educar os filhos!!!

O trabalho de Reeducação Alimentar, consiste em transmitir conhecimentos para as crianças e seus familiares, através da conscientização, melhorando o comportamento alimentar e aprendendo de forma lúdica e educativa a importância dos alimentos para a nossa saúde.

DICA:  As mudanças acontecem aos poucos! É necessário paciência, disciplina e boa comunicação em casa, afinal mudar e aprender leva tempo.

Psicóloga Ivanimeire Grossi
CRP 65559
__________________________________________________________


AS EMOÇÕES DO ADOLESCENTE OBESO




"Quando eu tiver setenta anos
Então vai acabar esta adolescência

Vou largar da vida louca
E terminar minha livre docência

Vou fazer o que meu pai quer
Começar a vida com passo perfeito

Vou fazer o que minha mãe deseja
Aproveitar as oportunidades
De virar um pilar da sociedade
E terminar meu curso de direito

Então ver tudo em sã consciência
Quando acabar esta adolescência..."

Paulo Leminski


É muito comum que o adolescente com sobrepeso, possa  vir a sofrer pressão social, por parte da família e dos amigos. Sendo que muitos desses adolescentes, acabam recebendo apelidos indesejáveis, sentindo excluídos do grupo, apresentando baixa auto-estima e pouca habilidade para lidar com situações constrangedoras. Os adolescentes com sobrepeso geralmente são considerados como pessoas preguiçosas, sem força de vontade, e na maioria das vezes ele não é visto como alguém doente, mas sim como um relaxado.

Com isso, guardam para si as mágoas e ressentimentos, agindo com agressividade ou se isolando em seu mundinho, tornando um adolescente difícil de conviver. Na maioria dos jovens com problema de obesidade, desenvolvem o preconceito consigo mesmo, eles sentem vergonha do próprio corpo em relação ao meio que convivem, aumentando ainda mais para o isolamento social, a falta de atividade física em relação a imagem corporal e a dificuldades para realizar os exercícios, a impulsividade ou a falta de auto-controle alimentar, a ansiedade e a depressão, todos esses sentimentos contribuem cada vez mais para uma cadeia de comportamentos inadequados levando a uma obesidade de alto risco.

Muitas vezes o meio ambiente em que o adolescente com sobrepeso se encontra, acaba sendo aversivo ou punitivo para ele, devido às pessoas não conseguirem lidar com os comportamentos inadequados (agressividade). Os pais e familiares agindo dessa forma punitiva estarão contribuindo para o aumento desses mesmos comportamentos e piorando a auto-estima deste adolescente, provocando uma série de sentimentos negativos (raiva, rebeldia). O adolescente com sobrepeso ao se sentir rejeitado ou discriminado, procura resolver os problemas com comportamentos inadequados, tais como isolamento social ou agressividade.

Quando não conseguem pedir ajuda ou expressar seus sentimentos e pensamento, o comportamento de comer para “esquecer os problemas” acaba sendo uma alternativa viável. Comer é algo fácil de se fazer porque se faz sozinho e se torna algo reforçador “prazeiroso”. O problema reside aí, ser prazeiroso acaba sendo cada vez mais difícil, de conseguir eliminar este comportamento, levando o adolescentes a uma obesidade severa.

O problema desta situação não é como ocorre os comportamentos alimentares inadequados e sim a freqüência em que ocorrem. Ex: O adolescente  que come pipoca, pizza, cachorro quente uma vez ou outra é um tipo de situação, agora comer varias vezes na semana, ou no dia e repetir com execesso mesmo sem ter fome, é  uma situação preocupante e necessita da ajuda de um profissional. 

O Tratamento tem que ser feito por uma equipe de profissionais especializados em obesidade, que irá avaliar o adolescente como um todo, apresentando um resultado rápido e eficaz.

Um adolescente obeso tem mais de 70% de vir a ser um adulto obeso.


         Ivanimeire Grossi
        Psicóloga - CRP 65559