O PREPARO


Quero fazer a cirurgia...


Antes de tomar qualquer decisão, você precisa conhecer muito bem sobre a cirurgia de redução do estomago. Não é tão simples assim: “quero fazer e pronto”. Mais do que uma cirurgia, como outra qualquer, esta necessita de um bom preparo psicológico, devido a grande mudança de vida que ela traz as pessoas que se submetem, o que pode resultar em sucesso ou arrependimento de acordo com a consciência de cada pessoa.

Neste caso onde envolve a mudança radical do comportamento alimentar após a operação, é extremamente importante que você pesquise (internet, jornais, revistas, etc...), leia e estude tudo sobre a cirurgia que irá submeter. Existem várias técnicas de cirurgia, desta forma você conhecerá qual é a mais indicada e poderá discutir melhor com o seu cirurgião. Procure muito bem o médico cirurgião da sua confiança, e de preferência que trabalhe com uma equipe multi (psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, etc...) atuando em conjunto com esses profissionais. No trabalho de equipe multi,  todos conversam entre si, "falam a mesma língua", discutem os casos, orientam o paciente da forma mais completa e detalhada.
Assista a várias palestras dadas pelos profissionais, quantas forem necessárias. Perguntando e tirando as dúvidas, diminui a insegurança, a ansiedade e os medos, e aumenta a autoconfiança. Lembre-se quanto mais você conhecer e entender as mudanças que irão acontecer, melhor é o resultado que você obterá. Não tenha pressa para decidir, quanto mais tempo levar para tomar a decisão melhor será.
Outra dica é conversar com pessoas que já fizeram, elas tem muitas experiências para contar, veja os erros e os acertos que cometeram, para que não aconteça com você. A indicação dos profissionais que operaram um amigo que foi bem sucedido na cirurgia, faz toda a diferença para tomar a decisão mais adequada.


Psicóloga Ivanimeire Grossi
CRP 65559


Gastroplastia Vertical com anel e Bypass Gastrico em Y de Roux Técnica Fobi-Capella

A gastroplastia vertical com anel e bypass gástrico (técnica de Fobi-Capella) é o método mais utilizado para a obtenção de perdas de peso médias de 40% do peso inicial. A quantidade de comida que pode ser ingerida é limitada, e o anel plástico colocado no reservatório gástrico impede a dilatação do reservatório criado. Os alimentos não tem contato com o restante do estômago e há menos tolerância para ingerir o açucar. É a cirurgia mais utilizada e mais efetiva para a obesidade mórbida, já que permite a redução do peso satisfatória e dependendo do comportamento alimentar do paciente a redução poderá ser duradoura. Mais informações no site: www.progastro.com.br